terça-feira, março 14, 2006

É altura de agir!

"Em Portugal, todos os anos saem do sistema educativo cerca de 17 mil alunos sem completarem o ensino básico. O resultado acumulado desta situação, ano após ano lectivo, traduz-se na existência de 200 mil jovens com menos de 24 anos sem a escolaridade obrigatória.
Quando comparados estes números com a média da OCDE, depressa se constata que Portugal fica muito aquém dos outros países: 49 por cento dos jovens portugueses com idade entre os 20 e os 24 anos têm escolaridade inferior ao nível secundário e não se encontram a estudar, em comparação com os 15 por cento dos países de referência.
Perante este cenário, que tem consequências extremamente negativas para desenvolvimento do país, é fundamental contar com a mobilização de todos os intervenientes no processo educativo no sentido de inverter esta situação."
(in http://www.professores.pt/2/65.np3 consultado em 14 de Março de 2006)

6 Comments:

At 22 março, 2006 19:07, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o erro já vem de há muito tempo, do tempo em que se disse: «...todo o estudante é obrigado a frequentar a escola até ao 9º ano...». Mas passado é passado e há que pensar no futuro!!! Aos Pais cabe a obrigação de levar os filhos á escola e trocar palavras com estes sobre como correu o dia, se teve problemas, como vai o estudo, etc.
Aos professores cabe-lhes a eles serem mais que pais, têm de ser professores, amigos, companheiros para que mais tarde possam ser "Boas Recordações"...
Um professor tem que ensinar de forma dinâmica e aberta para que possa ter alunos interessados, e não "carrascos" obrigados a frequentar a sua aula. No meu entender tem de deixar o diploma em casa aquando o exercício de actividades extra curriculares, tem de voltar a ter a idade dos alunos e divertir-se ensinando pois assim conseguirá inclusive ensinar e provocar nos alunos uma vontade maior de aprender.

Existem outras situações que me parecem causa de insucesso e uma delas é o facto de hoje em dia o aluno ser mais um prisioneiro do que propriamente um aluno... Recordo-me que na minha altura quando o professor não vinha dar aulas, o aluno tinha várias opções para ocupar esse tempo (sala de jogos, computadores, biblioteca, jogos de rua, etc. ), ao que me parece, hoje em dia são obrigados a permanecer num local de estudo ou trabalho (por vezes lá lhes abrem a sala de jogos), não admira que isto provoque uma monotonia e uma falta de interesse pela escola.

Todos estes aspectos e muitos mais que aqui não são referidos são razão para que cada vez haja menos interesse pela escola e uma desistência do ensino cada vez mais precoce e por isso um insucesso crescente.

É preciso mudar, e já que instâncias superiores (Governo, ministros, etc.) mudam de caras mas não mudam de acções, é necessário que os amantes do ensino (Professores) saibam agir e tenham coragem para implementar o que tão bem sabem falar, afim de mudar este sistema de ensino português que neste momento está na cauda da Europa e que, continuando assim algum dia há-de cair e chegar ao "Fundo do Poço"....

 
At 29 março, 2006 00:30, Anonymous Anónimo said...

Acabei o 12ºano e entrei na 1ªpreferência.ao longo de todos estes anos sempre distingui um bom professor de um mau professor.Mem sempre o melhor professor é o mais habilitado cientificamente.O melhor prof é aquele que tem a relação mais próxima dos alunos,faz os possíveis e impossíveis para coopreendermmos a matéria e está disponível para nos ajudar. Por isso confiamos. Quando se tem a sorte de ter um prof assim não recorremmos a explicadores... Quando se tem um mau prof recorre-se, se houver hipóteses financeiras, a um explicador. POr isso frequentemente não podemos julgar 1 prof pelas notas que atribui... Como rídiculos são os rankins das escolas... Comparemos alunos de estratos sociais diferentes e encontraremos uma das causas do abandono escolar .As escolas não dispoem de meios para proporcionar uma igualdade de oportunidades.A formação tem que ser dada escolas. Mas para isso o M.E. terá que investir.Coisa que não quer..

 
At 31 março, 2006 16:21, Anonymous Anónimo said...

Um dos motivos que na minha opinião pode influenciar o insucesso na Matemática, na medida em que não proporciona uma motivação dos alunos nem uma maior dinamização das aulas, é a falta de recursos, de materiais didácticos existentes nas escolas. Mas, como foi dito no comentário anterior, o M.E. teria que investir, coisa que, no meu parecer, não está minimamente disposto. Existem recursos financeiros para tudo, menos para a educação que é o mais importante num país. Por vezes os materiais até estão nas escolas, mas serão utilizados de modo correcto? Será que os professores os utilizam para melhor interagir com os seus alunos, para dinamizar as suas aulas de modo a que os alunos tenham maior interesse nesta disciplina? Existem muitas medidas que deveriam ser implementadas, mas enquanto que algumas delas estão nas mãos dos professores, outras serão impossíveis sem ajuda e apoio de instâncias superiores.

 
At 31 março, 2006 17:39, Blogger Jaime Carvalho e Silva said...

Há muitas escolas bem equipadas. Não serão todas, mas há muitas com muito material. Mas muitas vezes (a maioria?) não são usados! O PISA concluiu que as escolas com melhores resultados não são aquelas que estão mais bem equipadas mas sim aquelas que sabem tirar melhor partido dos equipamentos que efectivamente têm.

Por outro lado, o Ministério da Educação está sempre a equipar escolas com equipamentos de muitos tipos; ainda agora abriu um concurso para colocar 24 computadores portáteis em escolas onde seja elaborado um projecto que justifique essa utilização. Vejam as condições do concurso aqui

Portateis

e ideias para fazer a proposta aqui:

Portateis - Recursos

O concurso termina a 3 de Abril. Só não vai obter computadores portáteis quem não for convincente.
Só espero que depois os usem...

 
At 01 abril, 2006 16:29, Anonymous Anónimo said...

Concordo com o que o Jaime disse mas, contudo, não posso deixar de referir que se os materiais não são usados há um sério problema nesta sociedade!!! Pois se existem tais materiais e não são usados então eles foram um investimento em vão na educação...

Pergunto então onde estará o problema:

- Os futuros professores têm formação para dar bom uso a esse material?

- Os orientadores de estágio informam e ajudam os próximos estagiários do que podem encontrar em cada escola para que estes possam evoluir o nível de aprendizagem da escola?

- etc

Acho que existe muito fazer antes de andar por aí a fornecer portáteis ás escolas. Distribuir portáteis só porque esta na moda, não vai evoluir em nada a educação neste país. Portáteis ou Computadores de secretária há que saber o que fazer com eles, como podem intervir numa aula...

É necessário primeiro pensar em ensinar como se pode usar, e só depois usar na educação com uma boa finalidade.

 
At 01 abril, 2006 23:19, Anonymous Anónimo said...

Sò queria deixar uma questão para pensar.Não há dúvidas que o sucesso passa pela motivação dos alunos.Como disse o Jaime os melhores resultados não foram obtidos nas escolas mais bem equipadas.A escola onde dei aulas até este ano não possui nem portáteis,nem calculadoras gráficas nem materiais ,em número suficiente para leccionar.Quando havia 2 aulas do 9º ano a funcionar ao nmesmo tempo, alguem ficava sem material.. Nem tão pouco dispunha de 1 sala para quem pretendesse dar 1 aula extra.Mais:a nenhum de nós foi dada formação para utiizar novas tecnologias mesmo que a elas tivéssemos acesso.No entanto a percentagem de insucesso foi muito baixa."Inventámos"muito para dar aulas apesar de todos os contras...Provavelmente teremos 1 paixão comum:o gosto e o gozo de ensinar matemática...

 

Enviar um comentário

<< Home